Pregações e roteiros...

Ouvir pregação o amor de Deus.
01- o amor de Deus~1.mp3

Roteiros sugeridos para pregações nos Grupos de Oração especialmente no mês de Agosto:

MINISTÉRIO  PARA   AS   FAMÍLIAS
             

"A  FAMÍLIA: O  TRABALHO  E  A FESTA"

Com as reflexões a partir do tema do Encontro Mundial  da Família: A FAMÍLIA : O TRABALHO E A FESTA, esse subsídio foi dividido em três grupos  de reflexão, conforme a  sequência:

Temas para as cinco semanas:

A FAMÍLIA
1ª  Semana : O Segredo  de Nazaré.

2ª   Semana : A família gera a vida, e supera as dificuldades.


O TRABALHO

3ª Semana :O trabalho na família, como recurso e desafio.

A FESTA
4ª  Semana : A festa, tempo para a família e para o Senhor.


Introduzidas no estilo de vida familiar, com o tema “O segredo de Nazaré”, desejam iluminar a união entre a vivência familiar e a vida quotidiana na sociedade e no mundo pelo trabalho e pela festa.


1º dia : Tema: O Segredo de Nazaré

Lucas 2,51-52


No povoado da  Galiléia , Jesus viveu o período mais longo de sua vida .
Foi aí que Ele viveu trinta anos como filho numa família humana, formada por Maria e José, tempo que se tornou revelação do mistério da humildade de Nazaré.
Na família de Nazaré, Jesus se fez um de nós, fazendo a experiência de ser humano.

O profundo mistério de Nazaré: Jesus, a Palavra de Deus em pessoa, habita-se na nossa humanidade .
As palavras humanas, as relações familiares, a experiência da amizade e da conflitualidade, da saúde e da enfermidade, da alegria e do sofrimento tornaram-se linguagens que Jesus aprendeu para o anúncio da Palavra de Deus.

De onde vem, anão ser da família e do ambiente de Nazaré, as palavras de Jesus, as suas imagens, a sua capacidade de contemplar os campos.
Como por exemplo: o camponês que semeia, a messe que floresce, a mulher que mistura a farinha, o pastor da ovelha perdida, o pai com os seus filhos.
Onde foi que Jesus aprendeu a sua surpreendente capacidade de narrar, imaginar, comparar e pregar na vida e com a vida?
Não vem elas porventura de sua vida em Nazaré?
Por isso que Nazaré é o lugar da humanidade e do silêncio. Como a semente que é lançada ao ventre da terra e morre para trazer como fruto o amor do próprio Deus, aliás, o rosto paterno de Deus. Este é o SEGREDO DE NAZARÉ.


2º  dia : Tema:  A família gera a vida ..

Genesis 1,27 e 2,23-25

Nas primeiras paginas da Bíblia nos explica o bem que Deus deseja para as suas criaturas. Deus criou o homem e a mulher iguais em dignidade, no entanto diferentes: um é homem e o outro é mulher. A semelhança unida á diferença sexual permite aos dois entrar em diálogo criativo, estabelecendo uma aliança de vida.

Na narração do início do livro do gênesis, Adão descobre-se homem precisamente no momento em que reconhece a mulher: o encontro com a mulher faz-se entender e mencionar o seu ser homem . O reconhecimento recíproco do homem e da mulher derrota o mal da solidão e revela a bondade da aliança conjugal. È o pressuposto para que cada um possa desenvolver a sua própria humanidade na relação e na interação com o outro.

No relacionamento homem e mulher, ambos se apóiam, compartilham e comunicam a vida, excluindo qualquer  forma de inferioridade ou de superioridade. A igual dignidade entre o homem e a mulher não admite qualquer hierarquia e, ao mesmo tempo não exclui a diferença. A diferença permite ao homem e a mulher unirem-se em aliança, e a aliança os fortalece.

Criada da costela do homem , a mulher  é “ carne da sua carne e osso dos seus ossos . Por este motivo, a mulher participa da debilidade (fraqueza) – a carne-do homem, mas também da sua estrutura principal – o osso”.

Criando a mulher, Deus tira do homem a dor da solidão que o faz sofrer. E estabelece uma aliança conjugal, em que o homem e a mulher se concedem reciprocamente gerando a vida, e possibilitando ainda, uma aliança genitorial  como co-criadores, em que como pai e mãe transmitem, educam e acompanham os filhos.

A família natural nasce do casal: homem e mulher, na sua própria diferença sexual, a linguagem do Deus da aliança.  Nela , a linguagem do corpo tem um grande relevo, narra algo acerca do próprio Deus. A aliança que um homem e uma mulher, na sua diferença e complementariedade, são chamados a viver revela a imagem e semelhança do Deus Trino aliado do seu povo.

3º dia Tema : A família e a superação das dificuldades.

Mateus 2,13-21

Porém como São José e Nossa Senhora enfrentaram as dificuldades , quando do nascimento do menino Jesus , texto que narra a viagem da família de Jesus durante a noite rumo a terra estrangeira por causa da criança que estava em perigo, nos exorta a refletir naquilo que acontece também nos dias de hoje em muitas famílias, que são obrigadas a deixar as suas habitações seja pelas exigências do trabalho, seja pela miséria, seja pela busca de melhores condições de vida e saúde, para poderem oferecer aos seus filhos um contexto de vida melhor. Os pais sentem-se mal quando os filhos choram; sofrem e fazem de tudo para aliviar a sua dor. Fazem aquilo que podem, para que a vida dos seus filhos seja boa, seja um dom, seja abençoada em nome de Deus.

Assim como fez São José, é fundamental  “ouvir o anjo “ discernir espiritualmente os acontecimentos e os momentos da nossa vida familiar, para que as relações sejam sempre purificadas, favorecidas e curadas. A família vive da graça de Deus, mas também de bons relacionamentos, de olhares recíprocos positivos, de estima e de garantias, mútuas, de defesa e de proteção.

A confiança de são José na Providência de Deus ressoa como um encorajamento à Família Cristã no mundo de hoje a superar as incertezas e dificuldades, a irem em frente “...na fidelidade aos deveres cotidianos a suportar as ânsias e tribulações da vida, na generosa abertura às necessidades dos outros, no feliz comprimento da plano de Deus a seu respeito.


4º  dia:  Tema: O trabalho na família.

Gn 1,26-31;21-3


Deus cria o ser humano, como  o oleiro que trabalha o barro          (Gn 2,7) . Diante das maravilhas cridas no mundo, Deus contempla e se rejubila com o ser humano, obra prima do Seu trabalho. Por isso, quando nos reconhecemos como criaturas de especial predileção diante das maravilhas do mundo, revivamos de alguma maneira o júbilo de Deus.

Contudo a criação não deve ser apenas contemplada e admirada pelo ser humano, mas por ele transformada. Com efeito ,o trabalho é para cada ser humano um chamado a participar efetiva e afetivamente na obra de Deus, fazendo na criação um verdadeiro trabalho de santificação.

Como co-participante da criação, o ser humano não está submetido ao trabalho, mas submete a “terra” pelo trabalho. Isto é, todo o globo terrestre está a disposição do ser humano, a fim de que ele, mediante a sua criatividade e o seu compromisso, descubra os recursos necessários para viver e fazer deles  o devido uso. Para esta finalidade, hoje muito mais que no passado, não podemos esquecer que a terra nos foi confiada por Deus como um jardim a apreciar e a cultivar.( Gn 2,7)

Através do trabalho as pessoas também nutrem as suas relações familiares. Com efeito a benção de Deus, diz respeito a fecundidade do casal e a dominação da terra. Esta dúplice benção convida a bondade da vida familiar e da vida de trabalho. Encorajando o ser humano a encontrar uma forma de viver a família e o trabalho de modo equilibrado e harmonioso.


5º  dia:  Tema: A família, geradora de uma sociedade justa e fraterna.

Mateus 5,43-45 e 6,1-5


Porque temos que educar nossos filhos para a generosidade, o acolhimento, a gratidão, o serviço, a solidariedade, a paz e todas aquelas virtudes sociais, tão importantes para a qualidade de vida? Que vantagem obtém eles de tudo isto? De fato, numa sociedade onde reina o capitalismo selvagem viver as virtudes sociais, talvez não traga um aumento de riqueza, de prestígio e de segurança. No entanto, a humanidade só terá um futuro humano e digno cultivando estas virtudes. Elas crescem graças a perseverança daqueles que, como os pais , educam as novas gerações para o bem.

Jesus convida a superar uma visão egoísta dos vínculos familiares e sociais, a ampliar os afetos para além do círculo limitado da própria família, a fim de que se tornem fermento de justiça para a vida social. A família é a primeira escola dos afetos, o berço da vida humana, onde o mal pode ser enfrentado e superado. A família é um recurso precioso de bem para a sociedade. Ela constitui a semente da qual nascerão outras famílias, chamadas a melhorar o mundo.

Na família educa-se a dizer “obrigado” e “por favor”, a ser generoso e disponível, a emprestar as próprias coisas, a prestar atenção às necessidades e às emoções dos outros, a ter consideração os cansaços e as dificuldades de quem esta próximo.

Entre pais e filhos, entre marido e esposa, o bem aumenta na medida em que a família se abre à sociedade, prestando atenção e oferecendo ajuda às necessidades dos outros. Deste modo a família adquire motivações importantes para desempenhar a sua função social, tornando-se fundamental e recurso  principal na sociedade.


6º  dia :  Tema:  O trabalho, recurso para a família

Provérbios 31,10-31
“A Mulher de valor, quem a  encontrará? Ela é muito mais preciosa do que as jóias(...) Daí- lhe do fruto de seu trabalho, e suas obras a louvem na praça da cidade!


O retrato da mulher ideal (pessoa humana), é o ícone de quem não teme o cansaço, nem os sacrifícios, porque sabe que o consumo de suas energias não é vão, mas tem um sentido, uma razão de ser. O seu trabalho provê as necessidades da sua  família e é também capaz de socorrer o pobre e o miserável.

A Palavra de Deus considera a mulher  ideal (pessoa humana) aquela que vive relações saudáveis no interior da família, que assume a responsabilidade que lhe foi confiada e empenha-se em poupar a tarefa que foi pedida e ainda cuida para que os demais membros da família também comprometam-se  com o bem familiar e social.


7º  dia :  Tema : Trabalho, desafio para a família

Genesis 2,15. 2,6. 3,17 . 3,19


O primeiro dever que Deus confia ao ser humano, depois de ter criado, é de trabalhar no seu jardim, um lugar maravilhoso, cultivando-o e guArdando-o.Para esse trabalho Deus infundiu na humanidade o “sopro” de vida, que enriquece-a de criatividade e de força, de genialidade e de vigor, a fim de que cada um de nós seja capaz de colaborar para a obra da sua criação.

O trabalho não é uma punição divina, mas a possibilidade e a responsabilidade de realizar no mundo criado o desígnio de Deus Criador. Nesta luz, o trabalho é uma forma com que o homem vive e sua relação e a sua fidelidade a Deus. Por que , o trabalho não é o objetivo, o fim da vida: ele conserva a sua justa medida de meio. A meta da vida é a comunhão e a co-responsabilidade do ser humano com o seu Criador.

O homem não trabalha por sua própria conta, mas colabora ativa e responsavelmente na obra de Deus.